Soldado Fortunato Soares
- Exército de Salvação

- há 2 dias
- 2 min de leitura

O Soldado Fortunato Soares nasceu em Uruguaiana/RS em 23 de novembro de 1937. Da infância pobre ele levou sua garra e determinação para lutar e vencer, e foi o que fez. Foi vendedor, empresário, técnico de consertos de máquinas, professor e coordenador de ensino.
Conheceu o Exército de Salvação ainda menino, através do ministério de pessoas santas como os Majores Araújo, os Majores de Ávila e outros grandes heróis da fé. Quando jovem foi morar na capital do estado e passou a frequentar assiduamente o Corpo de Porto Alegre. Lá conheceu a "Joaninha", o amor de sua vida por mais de 60 anos. Constituiu uma família grande, 7 filhos, 6 netos e 4 bisnetos e os levou desde pequenos aos caminhos do Senhor dando exemplo de verdadeiro cristianismo sem exageros, mas com muito compromisso.
Por muitos anos foi o Primeiro Sargento do Corpo de Porto Alegre, sempre disponível para ajudar os que precisassem e fazia todos os esforços para participar dos acampamentos, retiros e eventos do Exército de Salvação. Seu bom humor era conhecido e, em muitas ocasiões, suas brincadeiras arrancaram risos de todos. Ao mesmo tempo era um professor por excelência e suas habilidades foram comprovadas nas classes de adultos da Reunião de Companhias, no treinamento de novos músicos e em sua longa carreira como mestre em várias áreas do conhecimento.
Ele era simples, não se afeiçoava aos elogios, sempre tinha um conselho para dar e sabia ouvir. Outra marca sua era a generosidade. Nós, os filhos, nos acostumamos a vê-lo estendendo a mão ao próximo.
Seu prazer era reunir a família e assar um bom churrasco. Mas também tinha prazer em dar seu testemunho e recitar versículos da Bíblia, que lia diariamente. Gostava de testar seu talento musical mesclando melodias dos cânticos e deixou vários cancioneiros e livros de música anotados com possibilidades de melodias para a maioria dos cânticos salvacionistas.
Desde 1985 tornou-se membro da ordem da Estrela de Prata, por seu filho mais velho, este quem escreve, e se emocionava cada vez que era homenageado.
Mudou-se para Joinville no início dos anos 2000 e tornou-se Soldado ativo no Corpo, cantando na Brigada de Cantores e tocando na Banda. Perdeu sua esposa na pandemia da COVID e, apesar da dor, nunca deixou de buscar a Deus e esperar nEIe.
O Corpo de Joinville/SC sente muita falta deste bravo servo de Deus, mas, com a certeza da promessa de vida eterna que Fortunato sempre ensinou vamos continuar fazendo o nosso melhor para honrar tamanho exemplo de fé.
Trocou a espada pela coroa no dia 6 de outubro de 2025, após uma luta de mais de vinte anos contra um câncer. Partiu para encontrar o Grande Senhor a quem serviu fielmente desde que o aceitou como Salvador pessoal e também a sua amada, companheira de jornada.
Um de seus versos preferidos da bíblia tem me acompanhado por todos os anos, desde que me tornei Oficial do Exército de Salvação. Tem sido uma bela lembrança da determinação de meu pai em servir a Deus sob quaisquer circunstâncias:
"Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças. Sobem com asas, como águias, correm e não se cansam caminham e não se fatigam" (Isaías 40:31).
Major Paulo Fortunato da Piedade Soares
Oficial Dirigente, Corpo de Joinville/SC


Comentários