O Esforço Nacional de Missões (ENAMI) é uma campanha anual para arrecadar fundos para o trabalho do Exército de Salvação no mundo. No ano de 2023, o Território do Brasil arrecadou R$174.348, ultrapassando o alvo inicial de R$155.636.
O que é o ENAMI?
William Booth, cofundador do Exército de Salvação, introduziu a ideia há mais de 130 anos. O ENAMI acontece todo ano e a maioria dos corpos ao redor do mundo participam. O Esforço nos dá a oportunidade de pensarmos no trabalho que o Exército realiza nos outros 134 países do mundo onde está presente, aprender mais sobre sua missão e apoiar nossas irmãs e irmãos através da oração.
Para onde vai o dinheiro?
O ENAMI também nos desafia a ficarmos sem algo por um determinado período de tempo, e doarmos o dinheiro que guardamos. Algumas pessoas talvez deem parte do salário, ou deixam de tomar aquele cafezinho diário, separando o dinheiro para o Esforço.
Parte do dinheiro doado é destinado ao parceiro de missão do Território do Brasil, que este ano é o Território do Mali com Burkina Fasso. O restante vai para o Quartel Internacional em Londres, que envia o dinheiro para os lugares que mais precisam. Outra parte do dinheiro ajuda a pagar pelas coisas essenciais que muitas vezes nem pensamos, como administração e infraestrutura – coisas que talvez só perceberíamos se estivessem faltando!
Conhecendo a Região do Mali com Burkina Fasso
O trabalho do Exército de Salvação começou no Mali em 2007. O país tornou-se independente da Nigéria em 2010. O trabalho começou em Burkina Fasso, oficialmente, em 2018, mas já havia uma presença desde 2012. Atualmente a Região tem quase 1.000 soldados, oito Corpos, 14 Avançadas e 20 Oficiais.
Os dois países estão entre os mais pobres do mundo, e ambos são predominantemente de religião muçulmana. No Mali, quase 50% da população tem menos de 14 anos e um terço da depende da produção de algodão para sobrevivência. Burkina Fasso tem um governo instável, e 90% da população dependente da agricultura para sobrevivência.
O trabalho do Exército de Salvação tem-se tornado importante e relevante através de projetos que buscam aliviar a fome, promovendo o acesso a alimentos e água por meio de programas agroflorestais, ajudam pequenos agricultores a resistir às condições de mudanças climáticas, além da alfabetização de crianças e adultos.
Além das atividades de arrecadação de fundos ao longo das próximas semanas, salvacionistas também são convocados a orar pelos líderes regionais, pela estabilidade política dos dois países, por um espírito de união, pelo estabelecimento de um Colégio de Cadetes próprio, pela saúde física e espiritual dos Oficiais e Soldados e pela expansão do trabalho.
Departamento de Relações Comunitárias
Comments