top of page

Chega de segredinhos.

"Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz" (Lucas 8:17).

 

Definitivamente eu gosto da animação original do filme O Rei Leão. A produção é maravilhosa e é possível tirar muitas lições dela.


Pensando no Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), uma das cenas que logo me vem à mente é o momento em que Simba vai até seu tio Scar para conversar sobre o reino dos leões. Nessa conversa com o tio, Scar “acidentalmente” explica que a área onde Mufasa, pai de Simba, proibiu o filho de ir, para sua própria proteção, é na verdade um cemitério de elefantes.


Ele só esquece de dizer que aquela é a área das hienas. Depois de revelar a informação que colocaria Simba em perigo, Scar pede confidência à criança. “E este é o nosso segredinho”, diz o tio mal-intencionado.


A Bíblia também fala sobre manter segredinhos. O evangelho de Lucas diz que o que está oculto será revelado e o que é feito às escondidas será trazido à luz. Infelizmente existem adultos que, sim, querem colocar crianças, adolescentes e jovens em situações de risco, assédio e abuso e, para não serem descobertos e levados às consequências, apelam para a inocência das crianças pedindo para que seja mantido segredo de suas ações e falas.


Lembre-se que Deus sabe de todas as coisas e não quer que segredos machuquem você. Você sempre poderá falar com Deus sobre o que está acontecendo. Se alguém tocar seu corpo de forma inadequada, agir de forma a lhe machucar ou mesmo falar coisas impróprias, conte.


Chega de segredinhos que tiram sua segurança e bem-estar. Conte à sua mãe, conte ao seu pai, conte a quem cuida de você e conte para Deus e peça que Ele lhe ajude a sair dessa situação ruim.


Chega de segredos. Chega de coisas que machucam você.


Capitão Lucas Wakai-Braga

Oficial Nacional de Juventude



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page