top of page

Celebrando o Ministério Feminino

O Departamento Feminino compartilha que mulheres sempre desempenharam um papel importante no Reino de Deus. O Senhor nunca discriminou nem discrimina as mulheres, dando-lhes os mesmos dons e oportunidades de ministério que os homens (Gálatas 3:28).


O propósito do Ministério Feminino

Um ministério especificamente voltado para mulheres foi iniciado pela Florence Booth em 1907. Ela era nora da co-fundadora do Exército de Salvação, Catherine Booth, que por sua vez era uma excelente pregadora e essencial na fundação do movimento ao lado do seu marido, William Booth. Florence percebeu a necessidade de instrução prática e religiosa para as mulheres das ‘classes mais baixas’ de Londres, no Reino Unido. Ela viu a criação da ‘Liga do Lar’ como um meio tanto para instruir os membros do movimento, quanto servir aos não- -membros.


Quase 120 anos depois, a essência deste ministério com mulheres tem permanecido. O Ministério Feminino (MF), realizado por mulheres e para mulheres e suas famílias, continua sendo uma grande porta de entrada para elas conhecerem a Cristo e ingressarem nas fileiras do Exército de Salvação. O Ministério Feminino proporciona um programa de reuniões e outras atividades fundamentadas no objetivo do seu quádruplo propósito:


  • Adoração: aprender a conhecer mais sobre Deus e Sua vontade. Sempre é o objetivo primordial do Exército de Salvação ganhar as pessoas para Cristo.

  • Amizade: construir um relacionamento de amizade e credibilidade desfrutando da alegria e do calor humano. Ao quebrar paradigmas, a confiança cresce umas com as outras, o que resultará em saúde emocional.

  • Educação: oferecer ajuda prática e conselhos em assuntos relativos ao lar e à educação dos filhos, aumentando também os horizontes das mulheres de forma que elas se tornem mais eficientes intelectual, emocional e fisicamente, aumentando sua autoestima.

  • Serviço: encontrar oportunidades para servir outros, com alegria!



O Ministério Feminino no Brasil

As mulheres têm um papel importante na formação da estrutura da sociedade. Qualquer confraternização de mulheres onde a influência cristã é mostrada e ajuda prática é dada, beneficia não somente o indivíduo e a família, mas também a nação. No Brasil isso é feito das seguintes formas:


  • Liga do Lar - uma reunião de mulheres que tem sabiamente como emblema internacional ‘Uma Casa sobre a Bíblia’, com a visão de que a base do lar esteja construída no ensinamento de Jesus.

  • Liga de Adolescentes - envolver jovens mulheres, provendo as ferramentas necessárias para poder fazer frente ao que significa ser mulher na comunidade onde estão inseridas.

  • Associação de Estrela de Prata - reconhecer e honrar os pais cujo filho(a) se entrega ao serviço de Deus e da humanidade no Exército de Salvação como oficial comissionado e ministro do evangelho.

  • Círculo de Amizade - envolver mulheres que não residem nas proximidades das nossas igrejas e que não podem assistir às reuniões da Liga do Lar por esta razão ou por se encontrarem enfermas.

  • Cantiga do Bebê - conhecer as necessidades das pessoas, tanto espiritual quanto social e fisicamente, mostrando um interesse por famílias que têm crianças pequenas.

  • Desperta Débora - interceder como mães (biológicas, adotivas ou de coração) por seus filhos e pela juventude.

  • Ministérios de Alcance - atrair e ir ao encontro de mulheres e meninas baseado em necessidades ou interesses especiais.


Maio - mês do Ministério Feminino

No Brasil, maio é o mês do Ministério Feminino. Durante este período, cada nomeação escolherá uma semana para realizar atividades como visitação às sócias antigas ou idosas, um dia de oração, mutirão de limpeza do Corpo (igreja), uma ação social, um passeio etc.


A campanha se encerra com um ‘Domingo Especial’, cujo objetivo é envolver as mulheres nas reuniões na direção e através de apresentações; atrair novas mulheres; dar oportunidade para ouvirem o evangelho e aceitarem a Cristo e reconhecer ou renovar a comissão de Oficiais Locais do Ministério Feminino.

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page